
Reprodução Assistida

A infertilidade é definida como a incapacidade de engravidar após um ano de atividade sexual sem o uso de qualquer método contraceptivo.
Outros fatores que podem indicar presença da infertilidade são:
⚠️Após seis meses de tentativas em mulheres acima de 35 anos;
⚠️Ciclos menstruais irregulares que podem estar relacionados a distúrbios da ovulação (síndrome dos ovários policísticos, alterações da tireoide), entre outros;⠀⠀⠀⠀ ⠀
⚠️Casais que já tiveram mais de dois abortos;
⚠️ Histórico de endometriose;
⚠️Uso de medicamentos ou cirurgia que possam reduzir a reserva ovariana;
⚠️Mulheres que realizaram cirurgia para retirada de 1 ovário, ou que receberam radioterapia ou quimioterapia;
⚠️Mulheres com doenças reumatológicas que usam medicamentos que interferem na reserva ovariana;
⚠️Parceiro com histórico de espermograma alterado ou doenças que possam afetar os espermatozoides.
Cerca de 20% dos casais possuem dificuldades de engravidar, portanto, diante destas situações é importante procurar um especialista em Reprodução Humana para fazer um diagnóstico preciso e, a partir de uma avaliação médica detalhada associada aos resultados dos exames, definir o melhor método de tratamento.
Infertilidade

Foi-se o tempo em que a mulher, depois de “certa” idade, perderia a capacidade de gerar filhos. Seja por motivos pessoais, profissionais, financeiros ou até mesmo de saúde, algumas mulheres adiam a maternidade e, graças às técnicas modernas de congelamento de óvulos, tem tido resultados surpreendentes!
O mais indicado é que o congelamento seja feito até os 35 anos de idade, já que até esta fase os óvulos ainda possuem boa qualidade, reduzindo os riscos de doenças congênitas no bebê ligadas à idade da mãe.
Após o processo de congelamento, os óvulos podem ficar armazenados por diversos anos, não havendo tempo limite para a sua utilização.
Quando a mulher decidir que quer engravidar, será feita uma Fertilização in Vitro utilizando os óvulos congelados e os espermatozoides do seu parceiro.
Congelamento de Óvulos

A Fertilização in Vitro é uma técnica que consiste na coleta dos gametas, feminino e masculino, para que a fecundação seja feita em laboratório e posterior transferência desses embriões para o útero da mulher.
O método foi usado pela primeira vez na Inglaterra em 1978 e foi trazido ao Brasil em 1983. Nessa época ele era conhecido como bebê de proveta.
Normalmente a técnica é utilizada para casais em que a mulher tenha problemas nas trompas ou endometriose, o que pode dificultar a chegada dos espermatozoides até o óvulo.
Também pode ser feita em casos de baixa reserva ovariana da mulher ou por problemas na produção de gametas no homem.
Quando é preciso que seja feita a doação de óvulos, no caso de mulheres que não o produzem mais ou em casos de casais homoafetivos masculinos, a Fertilização in Vitro também é o tratamento indicado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fertilização in Vitro

Muitos mitos cercam o mundo das pessoas com deficiência, e um deles é que as pessoas cadeirantes são assexuadas.
Existem muitos homens cadeirantes que possuem sua fertilidade igual a de qualquer outro homem. O fato de estar na cadeira de rodas não gera nenhuma alteração neste fator, mas se existir alguma mudança nessa função, é recomendável conversar com um médico para que ele possa avaliar o caso e indicar o tratamento mais adequado.